Formação com profissionais da Seduc aborda psicomotricidade em Ilhéus

 

Cerca de 40 profissionais que fazem parte da rede municipal de educação participaram na manhã desta segunda-feira (13) do curso de formação que teve como tema “A importância do trabalho com psicomotricidade na educação infantil”. O evento realizado no auditório da Secretaria da Fazenda, centro de Ilhéus, foi promovido pela Secretaria da Educação, por meio da coordenadoria de Gestão da Educação Infantil. Segundo explicou a coordenadora do departamento, a psicopedagoga Indiara Azevedo Fonseca, o público-alvo do evento foi formado por supervisores e coordenadores, que terão o papel de atuar como “agentes multiplicadores” para os demais profissionais.

 

Dinâmica e momento de reflexão fizeram parte da primeira etapa do evento, que seguiu com palestra do professor com formação em Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), José Nilton, a respeito da legislação atual que envolve o tema. A segunda palestra do curso foi ministrada pela psicopedagoga Edla Soares, que abordou sugestões de dinâmicas e oficinas que podem ser utilizadas em sala de aula para estimular as crianças. O objetivo da formação, de acordo com Indiara Azevedo, é sensibilizar os profissionais sobre o seu importante papel no estímulo da criança. “O trabalho de psicomotricidade começa ainda no útero, mas ao chegar a sala de aula, o aluno deve ter à disposição uma série de atividades e de suportes materiais que também estimulem a área psicomotora”.

 

Ainda este mês, os profissionais da educação participam de uma nova formação, no dia 24, sobre “Práticas de alfabetização e letramento na educação infantil”, e no dia 25 de setembro será a vez de discutir “É possível a inclusão na educação infantil?”. Para a secretária da Educação do município, Lidiney Campos, as capacitações são um momento de aprendizado e também de trocar experiências e buscar novos e produtivos caminhos para uma educação de qualidade.

Mais sobre o tema - A Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. De acordo com a Sociedade Brasileira de Psicomotricidade, a Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.